Associações

VIVMAR – Associação de Viveiristas e Mariscadores da Ria Formosa

A VIVMAR é uma Associação de Pescadores (AP) sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento regional través da organização de atividades de sensibilização ao publico em geral. Tê como objetivo a defesa dos direitos dos viveiristas da Ria Formosa, nomeadamente na defesa da conservação da biodiversidade de moluscos bivalves na Ria Formosa, exploração sustentada destes recursos na medida de apoio à conservação dos recursos de bivalves e da sua biodiversidade na Ria Formosa e comercialização e apoio á pesca no sentido de valorização dos produtos da Ria Formosa.

ARMALGARVE – Associação do Polvo

A ARMALGARVE Polvo é uma Organização de Pescadores (OP) sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento social e económico da comunidade dos armadores e pescadores do polvo do Algarve, assim como a defesa dos recursos naturais e dos interesses dos seus associados.

 

Associação de Moradores da Ilha da Culatra

Associação de Moradores da Ilha da Culatra é uma associação cujo objectivo é promover a evolução e expansão a Ilha da Culatra, defender a Ilha e os Culatrenses.

 

Colaboradores

Os colaboradores do projeto incluem pescadores, pescadores recreativos e mariscadores que facultam na medida da possível informação a vários níveis: nomes de pessoas ligadas a apanha e/ou pesca do caranguejo, pescadores aposentados que permitem fazer levantamento histórico com base em entrevistas e inquéritos, colaboradores que cedem nomes de outros pescadores/mariscadores, colaboradores que realizam pesca para o projeto sem remuneração no âmbito das suas atividades e outros amantes da natureza e da ciência.

Ria Formosa

  • Vitor Manuel Martins Lourenço (mariscador)
  • João Fernando Mestra Martins (pescador)

Ria do Alvor

  • Arlindo da Silva Correia (pescador)
  • Nelson Filipe Gonçalves Correia (pescador)
  • Carlos Filipe Conceição Almeida (pescador)

Estuário do Sado

  • Ivo Antonio Chumbinho da Silva (pesca desportiva)
  • Rui Manuel da Silva Maia (pesca desportiva)
  • Adelino Lopes dos Santos (pescador)
  • Cidália e Cândido Loção Nunes (pesca desportiva)

Ria de Aveiro

  • Vitor Manuela Margaço Caravela

Vitor Manuel Margaço Caravela

Adelino Lopes dos Santos (entrega da Licença emitida pelo ICNF)

Ivo Antonio Chumbinho da Silva

Arlindo Da Silva Correia (entrega da Licença emitida pela DGRM)

Vitor Manuel Martins Lourenço

Rui Cristina

Cândido Loção Nunes com sua mulher Cidália Nunes

Instituições

 

ICNF

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas têm como missão propor, acompanhar e assegurar a execução das políticas de conservação da natureza e das florestas, visando a conservação, a utilização sustentável, a valorização, a fruição e o reconhecimento público do património natural. Neste projeto o ICNF providência as licenças experimentais para que os colaboradores pudessem operar dentro da lei na apanha de caranguejos nos diferentes sistemas estudados.

DGRM

A Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e serviços Marítimos DGRM desenvolve-se em três áreas fundamentais: Administração Marítima; Pesca; Ordenamento e Sustentabilidade do Mar. Neste projeto o ICNF providência as licenças experimentais para as artes de pesca para que os colaboradores pudessem operar dentro da Lei na apanha de caranguejos nos diferentes sistemas estudados.